Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Passeio no Pantanal - André Seale
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Pantanal - Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Jaguatirica - André Seale
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho


Artigos

24/08/2009 - 09h29
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

RESUMO EXECUTIVO 


Realização: Sebrae, Seprotur e Governo de MS

O Setor Florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil. O país ocupa atualmente a 6ª posição entre os países com maior área de florestas plantadas, que em 2007 somava 5,6 milhões de hectares visando a produção de PFM (Produtos Florestais Madeireiros) e outros 6,5 milhões de hectares plantados para a produção de PFNM (Produtos Florestais Não-Madeireiros). 


Estas áreas com
florestas plantadas representam a principal fonte de suprimento de matéria-prima para importantes segmentos da indústria florestal, tais como a celulose e o papel, móveis de madeira, siderurgia a carvão vegetal, alimentos naturais, borracha natural. O grande parque floresto-industrial estabelecido no Brasil consumiu em 2007 quase 150 milhões m³ de PFM, e mais de 41 milhões de toneladas de PFNM. Neste contexto, Mato Grosso do Sul é considerado atualmente um dos Estados mais promissores para ampliar a produção florestal do país, por possuir clima bastante apropriado para o cultivo de espécies tropicais de alta produtividade. 

A diminuição da renda de Mato Grosso do Sul, ocorrida durante o início da década de 2000, foi em parte resultado da queda apresentada nos preços de algumas matérias-primas (commodities), dos quais o Estado é grande produtor. Isto fez com que a sociedade de Mato Grosso do Sul despertasse para a necessidade de
agregação de valor a suas matérias-primas, através de um processo sustentável de industrialização. 

Para ter acesso ao plano na íntegra, basta clicar no ícone de download do
arquivo anexado, no topo da matéria.

 

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->