Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville


Artigos

20/11/2007 - 19h42
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

A Fauna do Recanto Ecológico Rio da Prata (com Fotos)

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A região onde está localizado o Recanto Ecológico Rio da Prata faz parte do grande bioma do Cerrado.  Assim, a fauna encontrada é aquela típica deste tipo de ambiente aberto e com vegetação baixa nos campos, destacando-se o lobo-guará, tamanduá-bandeira, lobinho, arara-vermelha, tucano-toco, bem-te-vi,  gavião-fumaça, urubu-rei,  seriema, carcará, lagarto-teiú, entre outros. Já nos cerradões e nas matas ciliares (vegetação ocorrente nas margens dos rios),  encontraremos o macaco-prego, bugio, tamanduá-mirim, cotia, queixadas, catetos, jaguatiricas, udu, surucuá, mutum-de-penacho, jacutinga, pica-pau, calango. Por fim, quando entramos nas águas cristalinas da região, podemos conhecer as piraputangas, dourados, pintados, pacus, corimbas, sucuris, jacarés-de-papo-amarelo, lontras e ariranhas, além das aves que estão sempre procurando comida nas margens do rio ou mesmo pescando, como o biguá, martim-pescador e o japacanim. Sem contar os pequenos animais como sapos, rãs, aranhas, borboletas, abelhas, formigas, cupins, gafanhotos, bichos-pau, caranguejos, caramujos  e tantos outros que encontramos pelas trilhas e rios!


A fauna exerce importante papel na manutenção das matas e rios da região, pois muitos animais são polinizadores e dispersores de sementes, outros se alimentam de matéria morta, reciclando os nutrientes e revolvendo o solo. A conservação deste ambiente depende também da proteção de nossa fauna, por isso durante sua visita no Recanto Ecológico Rio da Prata, o visitante recebe informações sobre a natureza e os animais que vai encontrar pelo caminho!


Até o momento são conhecidos pelo menos 22 espécies de mamíferos não voadores, 164 aves,  13 répteis, 17 anfíbios e 37 espécies de peixe no Recanto Ecológico Rio da Prata. Alguns dos animais que ocorrem na região estão na lista do IBAMA de fauna ameaçada de extinção. 


Veja texto completo com fotos fazendo o download...


Autor: Daniel De Granville Manço e Maria Antonietta Castro Pivatto fotograma@fotograma.com.br

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->