Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Pantanal - Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Jaguatirica - André Seale
 Passeio no Pantanal - André Seale
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville


Artigos

24/06/2009 - 13h12
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

A pele exótica do peixe e seus produtos nobres

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Seguindo na direção norte do Estado de Mato Grosso do Sul, a 250 quilômetros da capital Campo Grande, chega-se à Coxim. Foi nesta cidade, de beleza exuberante, cortada pelos rios Taquari, Coxim e Jauru, que iniciou-se a pesca extrativista, dando origem à comunidade de pescadores da bacia do Rio Taquari.

Em meados de 1970, com o crescimento da pesca amadora, os pescadores profissionais de Coxim e região se sentiram ameaçados. A maior retirada de peixes dos rios provocou uma diminuição do pescado e, como conseqüência, levou à migração das famílias ribeirinhas para a zona urbana.

Passaram-se os anos e a situação dos pescadores não mudou. Foi então que, em 1998, um grupo de mulheres pescadoras, amigas desde a infância, resolveu aproveitar a pele de peixe para ganhar dinheiro. No início era apenas um grupo de artesãs, em uma comunidade de pescadores, lutando para conseguir uma nova fonte de renda. Com o passar do tempo, as dificuldades foram se transformando em problemas a enfrentar. Trabalhar em grupo não era fácil! Aprender a aceitar novas idéias tornou-se uma necessidade para as mulheres ribeirinhas. Elas entenderam que seus produtos não valorizavam o material utilizado.

Em 2002, tendo à frente Marlene Barbosa Mendonça, as mulheres resolveram solidificar a união do grupo, como forma de enfrentar o desafio de confeccionar produtos diferentes, que valorizassem a matéria prima utilizada e atendessem a um público mais exigente.

Confira o texto na íntegra no anexo.

Autor: Rodrigo Maia Marcelo Pirani e Fabio Lapuente

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->