Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Pantanal - Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch


Artigos

09/06/2009 - 15h39
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Pecuária de Corte e Conservação do Pantanal

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

De acordo com o mapa de cobertura vegetal dos biomas do Brasil realizado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), o Pantanal Mato-grossense é considerado o ecossistema mais conservado do Brasil, com a maior percentagem de cobertura vegetal nativa (86,8%) e menor área com ação antrópica (11,5 %).

Entretanto, praticamente 95% da região é constituída de propriedades privadas, das quais, 80% da área é utilizada para bovinocultura de corte a mais de 250 anos. O primeiro registro oficial de atividade pecuária na região data de 1737, fato que deveria ter conduzido o Pantanal para se tornar uma área com marcante ação antrópica.

Então, como explicar uma região que é a maior planície inundável da terra, ocupada com atividade econômica há quase 300 anos, possa ser considerada o ecossistema mais conservado do Brasil?

Fonte: Urbano Gomes Pinto de Abreu, Sandra Aparecida Santos, Leonardo Freire de Barros, Ivens Teixeira Domingos* 

 *Urbano Gomes Pinto de Abreu (urbano@cpap.embrapa.br) Dr. em Zootecnia e Sandra Aparecida Santos (sasantos@cpap.embrapa.br) Dra. em Produção e nutrição animal, ambos são pesquisadores da Embrapa Pantanal. Leonardo Freire de Barros (virtut@terra.com.br) é presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO). Ivens Teixeira Domingos (ivens@wwf.org.br) é Analista do Programa Pantanal para Sempre.

 

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->