Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Tamandua Pantanal - Daniel de Granville
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Pantanal - Daniel de Granville
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
Jaguatirica - André Seale


Artigos

04/04/2011 - 13h44

Caça ao porco monteiro tem ajudado a preservar espécies silvestres

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

De acordo com artigo publicado recentemente na conceituada revista Oryx, um hábito da população pantaneira de caçar o porco monteiro está ajudando a preservar outras espécies de animais silvestres. O estudo foi feito por pesquisadores da Embrapa Pantanal e também por instituições internacionais (Wildlife Conservation Society-Brasil, Universidade de Kent – UK e Royal Zoological Society of Scotland).

O porco monteiro é um animal domesticado que foi introduzido no Pantanal. Sua caça, praticada pela população pantaneira é uma ação protegida por lei, por ter fins de subsistência para a população local.

Dois potenciais problemas para a biologia acabaram virando solução para a conservação de espécies nativas do Pantanal: a atividade da caça e a presença de uma espécie invasora. Normalmente, essas seriam ameaças ao ecossistema, mas no Pantanal elas estão ajudando a conservar a fauna local.

A publicação, intitulada “Espécie invasora e caça tradicional contribuindo para a conservação da vida silvestre: o caso de suínos selvagens no Pantanal”, é assinada pelos pesquisadores Arnaud Desbiez, associado ao Royal Zoological Society of Scotland, também professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Escas/IPÊ); Alexine Keuroghlian, pesquisadora da WCS-Brasil, pelo pesquisador Ubiratan Piovezan, da Embrapa Pantanal, e pelo professor Richard Bodmer, da Universidade de Kent, na Inglaterra.

Confira mais sobre essa reportagem da Embrapa Pantanal!

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->