Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Passeio no Pantanal - André Seale
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Tucano - André Seale
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams


Artigos

15/03/2011 - 15h40

Embrapa prevê cheia entre 4 e 5m no rio Paraguai

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

O volume excessivo de chuvas registrado neste início de ano no Mato Grosso do Sul está influenciando a previsão de cheia para o rio Paraguai. De acordo com o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), se no dia 31 de março a régua de Ladário indicar altura do rio entre 4 e 5 metros, o pico da cheia poderá variar entre 5 e 6,4 metros. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 14, pelo pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo ele, ocorrendo este cenário, o pico da cheia deverá ser registrado em abril, provavelmente na segunda quinzena. No dia 14 de março, a régua de Ladário indicava o nível de 3,67 metros, uma alta de 5cm em relação ao dia anterior.

Neste ano, choveu em Corumbá mais de 230mm em janeiro, mais de 450mm em fevereiro e 200mm em março, até o momento. “Tivemos uma falta de chuva no final do ano passado e uma chuva muito acima da média neste início de ano”, disse Ivan.

Pecuaristas da região de Miranda já estão retirando o gado de áreas mais baixas. A Embrapa orienta que os produtores fiquem em estado de alerta. Cabe ao pecuarista a decisão de manejar o gado com antecedência, pois isso envolve custos. “Pode ser uma ação benéfica. Mas pode acontecer também de a cheia esperada hoje não se confirmar”, explicou Ivan.

A Embrapa Pantanal divulgará uma nova previsão de cheia, mais precisa, no dia 31 de março. Quem quiser mais informações sobre a previsão divulgada agora pode acessar o ADM (Artigo de Divulgação na Mídia) no site da Embrapa Pantanal (www.cpap.embrapa.br), clicando em publicações on line e, em seguida, publicações da Embrapa Pantanal.

Fonte: Embrapa Pantanal

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->