Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Tamandua Pantanal - Daniel de Granville
Pantanal - Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville


Artigos

01/03/2011 - 14h30

Turismo: uma forma de proteger o meio ambiente

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Apesar de já ter sido considerado por muitos ambientalistas como uma atividade predatória e que muito prejudicava o meio ambiente. Hoje, o turismo já é visto por muitos deles como um instrumento de conservação dos ambientes naturais e socias de muitas regiões.

É claro que foram diversos fatores que contribuíram para essa mudança de pensamento. Uma delas, e quem sabe, a mais importante, foi a mudança de atitude perante o Meio Ambiente.

O turismo pode ser utilizado com um instrumento capaz (e possível!) de ser uma forma de diminuir a desigualdade social, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida da população local, e de quebra conservar e valorizar o ambiente natural. Assim falando, parece simples e fácil, mas na verdade, este processo é um conjunto de atitudes que deve andar em sincronia, e que deve levar em consideração todas as camadas da sociedade, setor público, privado e até organizações não governamentais, formando todos juntos uma rede em prol do turismo.

Parece bastante difícil unir todos esses setores sem que haja conflitos de interesses, ainda mais nos dias de políticos “honestos” que temos hoje, mas não é impossível, em alguns destinos do Brasil, a prática do turismo consciente tanto da parte do empresário quanto do turista, tem dado certo. Veja alguns exemplos:

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito firmou-se no cenário nacional como um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, não só por sua ecologia e beleza dos atrativos turísticos mas também por sua organização e qualidade de serviços. Entre as principais atividades feitas pelos visitantes em Bonito destacam-se: os passeios de flutuação (snorkeling), as trilhas passando pelas cachoeiras, passeio de bote nos rios e o mergulho com cilindro que pode ser feito nos rios, lagos e cavernas.

O cuidado com a natureza e a consciência de preservação se reflete na atitude de todos os envolvidos com atividades turísticas em Bonito. Desde o acompanhamento obrigatório de Guias de Turismo, até a criação de RPPNs, execução de Planos de Manejo e Estudos de Impacto Ambiental, percebe-se o comprometimento de toda uma comunidade com a guarda e conservação dos atrativos turísticos, jóias do cerrado, que são verdadeiros tesouros para futuras gerações.

Informações: www.bonitobrazil.com.br


Por Carol Urt

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->