Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
Jaguatirica - André Seale
Pantanal - Daniel de Granville
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale


Artigos

31/08/2008 - 18h34
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Aves da Fazenda Santa Emília

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 
Daniel DE Granville
Arara Azul
Arara Azul

A Fazenda Santa Emília é uma propriedade privada que apóia projetos de conservação, pesquisa e ecoturismo. Situa-se no Estado do Mato Grosso do Sul, município de Aquidauana, nas margens do rio Correntoso, afluente do rio Negro (19o30’18" S - 55o36’44" W), a 150km da zona urbana daquele município. Possui 2.700 ha e mantém nesta área a Pousada Araraúna e o Instituto de Pesquisas do Pantanal/IPPAN, vinculado à Uniderp, fomentando atividades de ecoturismo em conjunto com outras pousadas da região.

A região da Fazenda Santa Emília abriga uma grande diversidade de hábitats aquáticos, de flora e de vida selvagem ainda pouco exploradas cientificamente. Incluem-se também diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção, como a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus) e a onça-pintada (Panthera onca). Nas áreas adjacentes à fazenda existem outras propriedades cuja economia está voltada à pecuária e são pouco habitadas por comunidades humanas, porém com alguma intervenção no ambiente.

A região apresenta um mosaico de hábitats formado por cordilheiras (cerradão), cerrado, matas de galeria nas margens do rio Correntoso, campos extensos de gramíneas e diversos ambientes aquáticos que envolvem o próprio rio Correntoso e as lagoas permanentes e temporárias (Figura 1). Cada hábitat apresenta uma particularidade fisionômica refletida diretamente na avifauna circundante.

Por: Maria Antonietta Castro Pivatto, Reginaldo José Donatelli  e Daniel DE Granville Manço.

Faça donwload do artigo completo anexo:

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->