Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Tamandua Pantanal - Daniel de Granville
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Tucano - André Seale
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville


Artigos

15/09/2010 - 14h30
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Situação Sanitária de Bovinos Pantaneiros: Brucelose e Tuberculose

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) classifica a brucelose como uma enfermidade bovina, de importância sócio-econômica, pois causa prejuízos ao tornar o produto vulnerável às barreiras sanitárias, comprometendo a sua competitividade no comércio internacional (Brasil, 2003).

A doença, considerada uma enfermidade infecto-contagiosa, causa diminuição da produção de carne, aumento do intervalo entre partos, elevação na taxa de reposição dos animais e queda na taxa de nascimento (Paulin, 2003).

Outra doença que está altamente relacionada a perdas resultantes da morte de animais e na queda no ganho de peso bovina é a tuberculose. Ela também está ligada à diminuição da produção de leite, descarte precoce, eliminação de animais de alto valor zootécnico e condenação de carcaças no abate (Mota & Nakajima, 1992). Acredita-se que 5% dos casos de tuberculose humana sejam causados pelo Mycobacterium bovis, afetando principalmente indivíduos que mantiveram contato com animais infectados ou consumiram produtos contaminados.

Ambas as doenças são transmissíveis ao homem, de grande impacto sanitário e econômico em rebanhos bovinos. Por isso, foram incluídas em um programa sanitário desenvolvido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2001.

A publicação em anexo, aborda essa situação no bovino pantaneiro,também denominado “tucura” ou “cuiabano”. Este animal descende do gado europeu introduzido no Brasil no início da colonização. O material é de autoria de Raquel Soares Juliano (Embrapa Pantanal), Maria Clorinda Soares Fioravanti (Escola de Veterinária da UFG), Urbano Gomes Pinto de Abreu (Embrapa Pantanal), José Robson Bezerra Sereno (Embrapa Cerrados) e Lucas Abud Jacomini (Escola de Veterinária da UFG).

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->