Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Tucano - André Seale
Jaguatirica - André Seale
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Capivara na Fazenda San Francisco - Roberta Coelho


Artigos

31/05/2010 - 17h09
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

A luta pela proteção dos vertebrados terrestres

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Os vertebrados terrestres, ou tetrápodes, são animais caracterizados pela presença de quatro membros com dedos nas extremidades. Surgiram na Terra no período Devoniano, há cerca de 360 milhões de anos, a partir de um grupo de peixes com nadadeiras lobadas, conhecidos como sarcopterígeos.

Os vertebrados terrestres atuais, representados pelos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, são um grupo extremamente diversifi cado, com algo em torno de 21 mil espécies e grandes variações morfológicas, que ocupam uma ampla gama de ambientes.

O Brasil, com área de aproximadamente 8,5 milhões de km2 e seis grandes biomas terrestres, disputa com a Indonésia o primeiro lugar em biodiversidade de vertebrados terrestres em todo o planeta. Estima-se que no país ocorram 14% de todas as espécies de anfíbios conhecidas, 9% dos répteis, 18% das aves e 12% de todos os mamíferos.

A informação científi ca disponível para cada um dos grupos de tetrápodes é bastante heterogênea. Enquanto o conhecimento sobre aves e mamíferos tem um grande avanço nos últimos anos, pouco se sabe sobre aspectos de ecologia, biologia e ameaças para a maioria das espécies de anfíbios e répteis. Essa discrepância de informações explica parte das marcantes diferenças no número de espécies ameaçadas de extinção em cada grupo.


Baixe o arquivo em anexo e veja mais!

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->