Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville


Artigos

22/12/2009 - 10h36

Os pastores de homens

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Creio que todos conhecem um ditado popular que diz "o sol é para todos" e, ao passá-lo para meus filhos, ensinei-lhes: `o sol é para todos, mas a sombra é para poucos`.

Talvez só depois dos 50 anos seja que eu tenha conseguido observar essa realidade, e os exemplos são muitos, mas durante minha juventude e até essa idade não os percebia, assim como não percebemos muitas coisas em nossas vidas que só a experiência adquirida até que atinjamos a velhice nos mostrará, motivo pelo qual agradeço por continuar aprendendo sempre.

Não há árvores nem sombra para todos. Só os mais sábios percebem que ao parar seu veículo num sinal de trânsito, não necessariamente precisam parar debaixo do semáforo. Eles podem parar 4-5 ou até 10 metros atrás, deixando passar à sua frente os apressados que ficarão debaixo do sol, enquanto estes procuram ficar atrás, debaixo da sombra da árvore, enquanto o sinal não abre.

Assim são os pastores que treinam seus cães e seus colaboradores mais jovens para vigiar o pastoreio de seu rebanho e cuidar da sua propriedade, enquanto estes ficam de longe, sob a sombra de uma árvore frondosa, observando o trabalho de seus alunos. Esses pastores raramente chamam a atenção de seus alunos, pois estes foram muito bem treinados por eles.

Não aparecem e nem necessitam aparecer para seu rebanho. Estão ao longe, e comandam todo o rebanho da sombra da experiência, sempre prontos a ensinar e aconselhar.

Assim também são os pastores de homens, os verdadeiros e raríssimos líderes, que ensinam e continuam sempre aconselhando os que estarão na frente de batalha, na luta pelo bem comum.

Durante minha vida conheci muito poucos líderes como esses, os pastores de homens, e gostaria de citar dois, o Dr. Hélio Coelho e o Dr. Abílio Leite de Barros.

São líderes que, através do aprofundamento do estudo genético do gado, da informática, do setor de construção imobiliária, da autoria de seus livros e artigos, da criação do cavalo pantaneiro e do boi orgânico do pantanal, e de tantas outras iniciativas, nos ensinaram o que, e como fazer.

Gerações de colaboradores, como eu, seguiram seus passos no Sindicato Rural de Campo Grande e no Movimento Nacional de Produtores.

Torço para que entre todos os que por essas entidades passaram e passarão seguindo seus passos, surja um novo e verdadeiro líder, um novo e raro pastor de homens de fibra.

Por João Bosco Leal

http://www.joaoboscoleal.com.br/

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->