Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Tamandua Pantanal - Daniel de Granville
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Pantanal - Daniel de Granville
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville


Artigos

21/10/2009 - 09h24
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Manual de Acesso às Fontes de Recursos Públicas Nacionais é lançado

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Foi lançada no dia 02 de outubro, em São Paulo (SP), a versão impressa da publicação Manual de Acesso às Fontes de Recursos Públicas Nacionais, inserida no Projeto Caminho das Pedras. O material foi desenvolvido pela Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (FREPESP), em parceria com o WWF-Brasil - Programa Mata Atlântica.

 

A publicação é um passo importante para a sustentabilidade financeira das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), uma vez que a melhoria da governança das florestas estão relacionadas diretamente a ações de geração de incentivos econômicos e fiscais à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

 

Para a coordenadora do Programa da Mata Atlântica WWF, Luciana Simões, as RPPNs são importantes para a conservação da Mata Atlântica. "Apesar de estarem crescendo em número, as reservas particulares ainda são suficientes para manutenção deste importante ecossistema. É preciso ter um número maior destas reservas ecológicas, e principalmente, dar condições de orientação técnica e apoio e, também, financeiras".

 

De acordo com o Superintendente de Conservação do WWF-Brasil e sócio fundador da FREPESP, Cláudio Maretti, um dos principais problemas que as RPPNs enfrentam é a viabilização de recursos econômica para ações de conservação e política de apoio já que os benefícios gerados pela proteção dessas áreas são revertidos para a sociedade toda e não somente para seus proprietários".

 

A Confederação Nacional de RPPN (CNRPPN) esteve presente no evento e foi representada por seu Diretor Financeiro, Laércio Souza, presidente da Associação de RPPN do Mato Grosso do Sul (REPAMS).

 

Laércio acredita que o material é de fácil entendimento e veio facilitar o acesso do proprietário de RPPNs quanto a fontes de recursos disponíveis que possam ser utilizados na gestão das reservas. "Ainda assim é de suma importância que o proprietário esteja em contato com as associações, para que fique por dentro das novidades e informações que possam beneficiá-lo", comenta Sousa.

 

Outro importante assunto abordado pelo presidente da REPAMS é a necessidade do poder público se sensibilizar com as questões ambientais já que as RPPNs cumprem parte do papel da conservação ambiental que também é dever do estado.

 

Sobre o Manual - A publicação apresenta uma série de fundos não reembolsáveis que poderão ser acessados pelos proprietários de RPPNs.

 

Não atende somente aos proprietários de RPPNs, mas pode ser útil a outros interessados em proteção ambiental como ONGs, acadêmicos que busquem recursos para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

 

O arquivo está disponível no atalho acima.

 

Por Bárbara Ferragini e Daniela Venturato
Com informações de Frepesp

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->