Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
 Passeio no Pantanal - André Seale
Capivara na Fazenda San Francisco - Roberta Coelho
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville


Passeios no Pantanal


REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN

Localizado no Pantanal de Miranda, em uma extensa área de 53 mil hectares, O Refúgio Ecológico Caiman reúne uma estância de criação de gado (Estância Caiman), um programa de conservação da natureza e a primeira operação de ecoturismo no Pantanal, criada em 1987 (Pousada Caiman).

A Pousada possui duas sedes independentes e separadas por 22 km de distância. A Baiazinha, que possui forma de um pássaro e foi construída sobre palafitas em uma baía de águas claras. Possui 6 quartos duplos standard, todos com varanda para a baía, banheiro aquecido, piscina externa, ar condicionado, internet sem fio e muito mais. Já a Cordilheira, está localizada próxima a mata que permite a observação da fauna durante o dia todo. Possui 5 suítes duplas, ar condicionado, ampla área social, piscina externa, entre outros atrativos.

Cada pousada oferece diariamente uma nova programação de atividades, com dois passeios diurnos e uma atividade noturna. Além destes passeios regulares é possível produzir sob encomenda aventuras ainda mais intensas, como comitivas de gado ou passeios ao distante rio Aquidauana.

 

Pousada Baiazinha_Helder Brandao Pousada Cordilheira_Samuel Melim Passeio Canoa Canadense_ Zapa
Crédito: Helder Brandão/Samuel Melin/Zapa


Algumas das atividades oferecidas no Refúgio Ecológico Caiman são: caminhadas, passeios a cavalo, em bicicletas ou canoas canadenses, safáris fotográficos e focagem noturna. Todos os passeios realizados no fazenda eles são acompanhados pelos guias naturalistas, graduados e bilingues em inglês e português (chamados Caimaners) e também, por guias nativos (profundos conhecedores da natureza e cultura regional).

Durante a Alta Temporada (período que compreende entre 12 de junho a 11 de setembro) O Refúgio Ecológico Caiman oferece atividades especiais como: Workshop de Astronomia, Workshop de Fotografia, Dia de Peão e Programa Aventura. 

Passeios

As atividades do Refúgio Ecológico Caiman, localizado em Miranda, MS, começam bem cedo, quando o dia está nascendo, e sempre terminam com almoço e descanso. O período da tarde, depois que a temperatura abaixa um pouco, é ideal para ver o pôr-do-sol. Para isso, a Caiman oferece os seguintes passeios:

Focagem Noturna: Dura aproximadamente uma hora e meia. A focagem noturna é feita nos mesmos caminhões de safari fotográfico.  É a oportunidade perfeita de observar os animais do Pantanal em seus hábitos noturnos, como os jacarés e lobinhos.

Passeio de Canoa Canadense: É realizado nas baías das pousadas Sede e Baiazinha. Divididos em grupos de três, os hóspedes remam em canoas canadenses, contemplando a vegetação e os animais aquáticos.

Safári Fotográfico: O veículo adaptado permite acesso aos locais mais distantes da fazenda, onde estão as maiores preciosidades para fotografar. Também é possível realizar safári fotográfico em diferentes lugares do Refúgio, a fim de se conhecer melhor ainda o Pantanal.

Passeio a cavalo: Andar a cavalo é a forma mais tradicional de conhecer o Pantanal, alcançando regiões aonde não se chega a pé e nem de caminhão, como os campos alagados.

Passeio a pé: Caminhada pelos arredores da sede, visitando o curral, a escola, os centros de pesquisa, o Centro de Interpretação Ambiental e chegando até a ponte do Paizinho, onde se faz observação de jacarés. É a atividade que proporciona mais contato com o Pantanal, feita nas diversas trilhas do Refúgio.

Cavalgada livre com guia nativo: Uma cavalgada mais longa, para conhecer bem todos os aspectos da fazenda, sendo que o visitante poderá cavalgar mais com técnicas e ritmos diferentes.

Dia de Peão: A experiência do dia-a-dia de um peão pantaneiro, realizando tarefas como escolher e encilhar a tropa, prática de laço, entre outras. O almoço é levado na clássica "matula" e apreciado junto aos peões. Depois da lida da tarde, um tereré encerra a aventura.

Observação de Aves: Perfeito para quem aprecia conhecer e fotografar raras espécies de aves, já que no Refúgio já foram catalogadas mais de 350 espécies. Um guia especializado acompanha os turistas e os ajuda a fazer um checklist dos pássaros observados.

Passeio de Voadeira no Rio Aquidauana: A embarcação chamada Voadeira cruza a fazenda de sul a norte, proporcionando um safári fotográfico com muitas oportunidades de fotos e alcançando o Rio Aquidauana. No final da tarde, o retorno espera um lanche às margens do rio. Neste momento, é possível também realizar uma focagem noturna.

Passeio de bicicleta: Pedalar por estradas ou trilhas do Pantanal pode ser muito agradável, curtindo o silêncio da atividade. Os circuitos e as distâncias variam conforme a preferência do turista.

 

 


A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->