Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Tucano - André Seale
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch


Notícias

17/04/2015 - 10h41

Conheça a ave-símbolo do Pantanal, o Tuiuiú

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 
Challenging Your Dreams
Ave-símbolo do Pantanal, o tuiuiú
Ave-símbolo do Pantanal, o tuiuiú

Considerado a ave-símbolo do Pantanal, onde é a maior ave voadora, o tuiuiú também conhecido com jaburru, jaburu e tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas).

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul abrigam mais de 50% da população mundial deste animal. No entanto, a ave também pode ser encontrada na região Norte, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. O tuiuiú também pode ser encontrado em países que fazem fronteira com o Brasil como Uruguai, Argentina e Paraguai. Também existem registros da ave no México.

O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto e, na parte inferior o papo também é nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta e pode chegar a ter 1,4 metros de comprimento, 1,60 de altura, chega a ter quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta até a outra) e pesar 8 kg. O bico tem 30 cm é preto e muito resistente, geralmente a fêmea é menor do que o macho.Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos.

O tuiuiú também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->