Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Passeio no Pantanal - André Seale
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville


Notícias

09/01/2015 - 16h07

Terra da Gente destaca pesquisas realizadas no Pantanal

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

Sábado, dia 10 de janeiro, será transmitida uma reportagem realizada pela equipe do Terra da Gente na região do Pantanal, em Aquidauana (MS) que enfatiza o trabalho de pesquisadores com espécies importantes para a manutenção do ecossistema pantaneiro. Os cientistas contam com a ajuda de equipamentos que permitem imagens raras das espécies e auxiliam o entendimentos dos estudiosos em relação ao comportamento e à caraterísticas dos animais. O programa já foi transmitido anteriormente pelo programa e fará uma reprise para destacar as pesquisas.


Um dos projetos mostrados no programa é o " Onças do Rio Negro ", que visa conscientizar os fazendeiros da região pantaneira sobre a importância da espécie para o equilíbrio do ecossistema e demonstrar que a preservação da mata ajuda a evitar o ataque das onças ao gado,o que permite que os proprietários da região possam conviver com a onça em harmonia e possam ajudar a preservar a espécie.


Um fato interessante a ser percebido no Pantanal é a variedade de espécies de tatu que habitam o ecossistema, incluindo uma espécie incomum e que possui um projeto com seu nome, o Projeto Tatu-Canastra, que visa descobrir as principais características da espécie e conhecer melhor seu comportamento. A tecnologia é grande aliada dos pesquisadores especialmente pelo fato de que o tatu-canastra tem hábitos noturnos, o que dificulta observação do animal pelos pesquisadores porém com o uso de alguns equipamentos é possível fazer registros dese animal.


E a famosa anta também é alvo de pesquisas na região, pois sua atuação na dispersão de sementes é extremamente importante para o ambiente que habita. Infelizmente a anta ainda é caçada na região por isso projetos que tenham como objetivo adquirir e transmitir informações relacionadas ao seu comportamento são fundamentais para sua sobrevivência.


O programa irá ao ar no sábado (10) e é uma boa maneira de transmitir informações sobre o ecossistema pantaneiro e suas peculiaridades.



Com informações da EPTV/ Terra da Gente

 

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->