Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Jaguatirica - André Seale
Tucano - André Seale
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch


Notícias

24/09/2015 - 16h05

Projeto Onçafari visa preservar a Onça-Pintada no Pantanal

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A Onça-Pintada é um animal que representa o Pantanal e é uma das espécies mais procuradas por turistas que visitam a região em busca de sua diversidade biológica porém o perigo de se aproximar de uma onça é um obstáculo para a admiração do animal em seu habitat e para solucionar essa questão o projeto Onçafari realiza uma ação que busca acostumar as onças a presença dos humanos.


A Onça-Pintada é um animal de rara beleza, cuidadosa e de difícil observação e por colocar em risco a vida do gado, ainda é caçada na região do Pantanal por fazendeiros que a culpam pela morte de seus animais porém a equipe do Projeto Onçafari busca valorizar as onças e mostrar aos proprietários rurais que " abrigar " uma onça pode ser economicamente interessante.Para conseguir obter lucro com as onças a ideia dos integrantes do projeto é investir em ecoturismo e, através da observação de onças, incentivar o turismo na área.


Para possibilitar que a atividade de observação das onças seja viável e seja possível obter o apoio dos proprietários, a equipe do projeto realiza treinamentos com métodos e especialistas em observação de animais como tigres e leões na África e busca adaptar os ensinamentos ao ambiente pantaneiro e às onças. O objetivo dos treinamentos é acostumar exemplares da espécie à presença humana, para que elas possam ser observadas a determinada distância sem representar riscos aos turistas, mas sem domesticá-las, para que mantenham seu comportamento selvagem que é importante para a sobrevivência da espécie.


Além de preservar as onças o projeto visa envolve a comunidade na atividade para que se tornem monitores ou guias da observação da espécie e assim gerar renda também para os habitantes de áreas onde as onças podem ser admiradas tornando a atividade atraente para diversas pessoas envolvidas nela e que são importantes aliados na proteção desses felinos.


Caso tenha interesse em ajudar o projeto ou quer saber mais sobre as atividades do projeto acesse: http://www.projetooncafari.com.br/pt-BR/.

 

 

Com informações do site do Projeto Onçafari

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->