Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
 Passeio no Pantanal - André Seale
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville


Ecologia

30/05/2011 - 15h53

Livro aponta que Pantanal recebe aves migratórias da América do Norte

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 
Walfrido Tomás
Marreca cabocla passeia com sua ninhada
Marreca cabocla passeia com sua ninhada

O ornitólogo Alessandro Pacheco Nunes, co-autor do livro Aves migratórias e nômades ocorrentes no Pantanal publicado em 2008 juntamente com o pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal, afirma que o Pantanal tem cerca de 580 espécies de aves. Desse total, cerca de 40% são migrantes.

"Há aproximadamente 40 espécies que vêm do hemisfério norte, entre o fim do ano e o início da primavera na América do Norte, por volta de março. Essas espécies procuram temperaturas mais altas", disse o pesquisador. Nessa categoria ele coloca os maçaricos, algumas andorinhas e a águia pescadora, entre outras.

Há outras 130 aves migrantes que chegam da Patagônia, na Argentina, e do sul do Brasil, também em busca do calor. Entre elas, o verão, algumas marrecas e a tesourinha. Essas espécies costumam permanecer na região do Pantanal entre o meio do ano e o mês se setembro.

De acordo com o ornitólogo, as mudanças climáticas podem provocar alterações nas rotas migratórias, o que pode ser preocupante do ponto de vista da sanidade animal. Em anos recentes, vírus da gripe aviária e da febre do Nilo Ocidental circularam no país transportados por aves migratórias.

Com informações da Embrapa Pantanal / Ana Maio

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->