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Ecologia

16/03/2011 - 14h41

MMA lança cartilhas de orientação da campanha "Saco é um saco"

 
 

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No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em São Paulo (SP), três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas.

Na cerimônia de lançamento, o principal enfoque debatido foi a combinação harmônica entre consumo e meio ambiente. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumo Honda, apresentou estudos que indicam que em 2007 foram usadas 17,9 milhões de sacolas e, em 2010, o número chegou a 14 milhões. Ou seja, já há uma tendência à diminuição do uso.

A intenção é ampliar os percentuais de redução para 30% até 2013, 40% até 2015, em referência ao uso no ano de 2010. Essa projeção têm caráter sustentável e deve contar com apoio da indústria de embalagens. Segundo Honda, compete à sociedade a discussão sobre o melhor material a ser usado futuramente.

Sobre a campanha - Algumas redes de supermercado, aproveitam as metas gerais da campanha, mas também estabelecem objetivos próprios. No caso do Walmart, por exemplo, que pretende reduzir em 50% o uso das sacolas até 2013 e o Carrefour, que deseja baní-las de suas lojas até 2014.

O pacto setorial com a Abras é uma iniciativa que segue as diretrizes da proposta do Plano de Ação para a Produção e o Consumo Sustentáveis (PPCS) do MMA, que esteve sob consulta pública até o final de 2010.

Saiba mais sobre a campanha Saco é um saco no Portal Ministério do Meio Ambiente.

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