Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Jaguatirica - André Seale
Tucano - André Seale
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
Onça pintada - Pantanal - Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville


Ecologia

09/03/2011 - 14h41

Observação de aves é tema da edição da Revista Horizonte Geográfico

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A Revista Horizonte Geográfico resolveu abordar em sua edição 133 uma atividade muito interessante e procurada em biomas como o Pantanal. Trata-se da observação de aves. A publicação especial sobre o tema fala da preservação ambiental dos locais em que a prática é realizada, demonstrando a importância do turismo sustentável.

Confira abaixo um trecho do material:

"São cinco da manhã e o grupo já está de pé. Nenhum deles está muito preocupado em usufruir das comodidades e regalias comuns a quem está de férias num hotel turístico. É cedo demais para o café da manhã e o desjejum fica por conta dos biscoitos e barras de cereal que cada um guardou no próprio quarto. Isso não os incomoda. O pequeno grupo está mais preocupado com o equipamento que carrega, como binóculos e guias de observação de pássaros, e com os primeiros raios de sol, que já começam a despontar. Essa é a melhor hora. Durante boa parte da manhã, eles se dedicarão a localizar e identificar espécies de pássaros que nunca viram, guardando o feito em seus cadernos de anotação como um pequeno e valioso tesouro.

Qual é o surpreendente fascínio que leva essas pessoas a atravessarem o oceano – a maioria vem dos Estados Unidos e da Europa – , se hospedarem num remoto rincão do Pantanal e se dedicarem exclusivamente a observar e reconhecer pássaros? “É como colecionar selos. O objetivo é ter muitos itens na sua coleção e, quanto mais raros, melhor”, responde Marcelo Pádua, guia de grupos de observadores de aves sediado em Cuiabá, no Mato Grosso".

Com informações Natália Martino (Editora Horizonte)

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->