Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Passeio no Pantanal - André Seale
Jaguatirica - André Seale
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Tucano - André Seale
Passeio no Pantanal - Roberta Coelho
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville


Ecologia

25/02/2010 - 11h38

Lançado o Projeto Biomas

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária (Embrapa), lançou, ontem, em sua sede, em Brasília, o projeto Biomas, na intenção de otimizar as discussões entre ruralistas e ambientalistas, no que se refere a desenvolvimento econômico e meio ambiente. 


Como a proposta do plano foi desenvolvida para ser realizada a longo prazo, nos primeiros nove anos, a CNA garantirá o investimento financeiro - que girará em torno de R$ 20 milhões - enquanto a Embrapa ficará responsável pelas pesquisas científicas e implantação das metas. "Nossa ideia é compatibilizar a necessidade econômica do produtor rural, a sustentabilidade do meio ambiente, e a melhora e a qualidade dos alimentos produzidos no País, de forma sempre a baratear o custo para o consumidor", resume a senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu.

Para isso, o Biomas pretende desenvolver técnicas de recuperação e preservação dos seis biomas que existem no Brasil: Cerrado, Pampa, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Mata Atântica, este último, atualmente, com apenas 27% de sua área preservada.

Segundo ela, os maiores beneficiados com o projeto serão os pequenos produtores, que, em geral, não têm condições de investir em tecnologia e pesquisa e, muitas vezes, não possuem conhecimento do quanto podem estar prejudicando o meio ambiente, ao utilizar determinada técnica agropecuária. "Mas é preciso que as inteligências das comunidades científicas e as lideranças políticas e sindicais da categoria se reúnam para colocar em prática essas ideias", incentiva o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.


Perguntado sobre a viabilidade a curto prazo do projeto, o pesquisador da Embrapa, Gustavo Ribas Curcio, foi enfático. "Os primeiros biomas a serem restaurados são a Mata Atlântica e o Cerrado, que são os mais devastados". Segundo ele, o projeto Biomas poderá começar a surtir pequenos efeitos ainda este ano.

Fonte: CNA

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->