Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

 Lobinho (Cerdocyon thous) - Christian Dalgas Frisch
Capivara na Fazenda San Francisco - Roberta Coelho
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
 Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)- Daniel de Granville
Bugio (Alouatta caraya) -  Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams


Ecologia

10/12/2009 - 08h03

Áreas protegidas podem evitar efeito estufa, diz relatório

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

A manutenção de áreas protegidas pode contribuir significativamente para a mitigação de gases de efeito estufa, segundo relatório lançado nesta terça-feira (08/12) por organizações ambientalistas internacionais durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague.

 

De acordo com a publicação, cerca de 15% do estoque mundial de carbono terrestre está armazenado nessas áreas, e a preservação pode evitar a emissão de pelos menos 300 bilhões de toneladas de gases estufa. Além de manter o carbono longe da atmosfera, as áreas protegidas têm outras funções no enfrentamento das mudanças climáticas, como a redução de impactos de eventos como enchentes, deslizamentos de terra e tempestades. O fornecimento de água potável, a manutenção da biodiversidade e a regulação do clima também estão entre os serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas listados no relatório.

 

As organizações, entre elas o Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -, o Banco Mundial, o WWF e a The Nature Conservancy , argumentam que a preservação de áreas protegidas deve ser reconhecida como uma ação relevante de redução de emissões, com garantia de financiamento internacional.

 

O Brasil é um dos maiores interessados na compensação financeira da redução do desmatamento, já que as derrubadas são responsáveis por cerca de metade das emissões nacionais de gases de efeito estufa. De acordo com o relatório lançado hoje, somente na Amazônia brasileira, a manutenção de áreas protegidas pode evitar a emissão de 8 bilhões de toneladas de carbono até 2050.

 

Fonte: Globo Rural

 

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->