Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Espanhol
Mudar linguagem para Português
Busca

Pantanal - Daniel de Granville
Onça Pintada Rio Negro - Daniel de Granville
Sobrevoo Rio-Negro - Daniel de Granville
Carcara (Caracara plancus) - Challenging your dreams
Vitória régia do Pantanal - Daniel de Granville
Tamandua Pantanal - Daniel de Granville


Ecologia

05/10/2009 - 13h32
Baixar arquivo  Esta matéria possui um arquivo anexado

Biomas Pantanal e Cerrado são temas de pesquisa da UFSM

 
 

A+

A-

Altera o tamanho da letra

 

O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), recebeu no mês de julho, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria/RS, para realizar pesquisas para o projeto "Gradientes ecológicos e a conservação de comunidades de mamíferos e aves do sudoeste do Brasil:biomas Pantanal e Cerrado".

A equipe composta pelo prof. Dr. Nilton Cáceres, o mestre Wellington Hannibal Lopes, o mestrando Franchesco Della Flora e a acadêmica Brisa Peres, sendo vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS, em Campo Grande, e em Biodiversidade Animal da UFSM, em Santa Maria, utilizou armadilhas para pequenos mamíferos e armadilhas fotográficas para mamíferos de médio e grande porte, além de visualização direta e de rastros deixados pelos animais.

Foram registradas várias espécies de mamíferos, entre elas a jaguatirica, o tamanduá -bandeira e a anta. As espécies de aves foram 54 no total, como a arara vermelha, o mutum, o surucuá, o japu, além de dezenas de passeriformes.

O estudo deve colaborar na compreensão das diferenças e similaridades entre as faunas de diversas regiões do Pantanal e do Cerrado no Mato Grosso do Sul, um Estado que apresenta notória biodiversidade.

Veja a Publicação anexa.

Por Carla Layane

A reprodução integral ou parcial de textos e fotos deste portal somente é permitida com créditos para o autor e link para a página de onde foi transcrito. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das fotos das galerias sem a autorização prévia dos fotógrafos, os quais estão devidamente creditados nos nomes das galeriasCaso você seja autor de alguma imagem ou texto publicados neste site e deseja remoção ou correção, clique aqui para preencher o formulário de solicitação.


Receba nossa NewsLetter
Name:
E-mail:
Código de segurança:
->